14 abril 2005

Um livro não tem letras...

tem almas que nos transformam o sentir…
Uma cadeia de literatura surgiu na blogosfera portuguesa - o ex-libris da tugosfera -por iniciativa da Lique que a recebeu de outros. A Moriana passou-me o testemunho confiando que eu lhe daria seguimento. Assim fiz.
Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?
Queria ser um livro vagabundo que se passeasse na recolha de cada olhar, queria ser o sentir de cada folha, de cada história.
Já alguma vez ficaste apanhadinha(o) por um personagem de ficção?
Fiquei pelo poeta, personagem, Alberto Caeiro.
Qual foi o último livro que compraste?
Titânia – Mário Cesariny (histórias inconsequentes, surrealistas em jeito de poesia).
Qual o último livro que leste?
Leio vários livros, mergulho-me em cada um, mas só termino um de cada vez…o ultimo a voltar à estante foi a Catedral Verde de João de Aguiar.
Que livros estás a ler?
Ai! Estou a ler uma estante…
Poesia: Poema continuo de Herberto Hélder; Todos os Poemas - volume I de Ruy Belo; Poesias IV José Gomes Ferreira: poemas de Deus e do Diabo – José Régio
Ficção: o Jardim das Delícias de João de Aguiar; O Nosso Reino- Valter Hugo Mãe
Reflexão (?): O Livro do Desassossego – Bernardo Soares. Este, a reler, porque se esconde e é como a primavera, tem sempre cores novas de cada vez que se re-olha.
Diários: Diário V - Miguel Torga
Banda desenhada:Leonard (n.º 35) Le Génie Donne Sa Langue au Chat-Turk; Julius Corentin Acquefacques – La 2,333e dimension - Marc-Antoine Mathieu.
Que livros (5) levarias para uma ilha deserta?
Temos um problema de escolha, que se resolve facilmente, levaria apenas dois, os que me acompanham desde que leio com o olhar e que dormem junto pousados à minha mesa de cabeceira e que acordam ao ritmo das minhas insónias: poesias de Mestre Almada Negreiros ( porque tem a magia de me abrir janelas) e a Bíblia ( autores vários…), (Porque caminha...)
A quem vais passar este testemunho (três pessoas) e porquê?
à Blue Shell, porque me acompanha desde o primeiro post desta aventura na blogosfera e que escreve com o sentir...
à Barca de lyra, que navega em mares revoltos de encontros e desencontros ( não tem tempo eu sei, mas confio).
à Nanne ( contos de Vénus), pela sua sensibilidade e porque olha do outro lado do atlântico espreitando-nos com carinho....

4 comentários:

musalia disse...

Continuo a sorrir :) sabia que as tuas respostas seriam de uma grande riqueza, aquela que o teu sentir alberga...

obrigada, querido Almaro, duplamente obrigada.
beijos.

Vênus disse...

Almaro..Fiquei muito feliz.Aqui distante de vc, do outro lado do oceano minhas simples, sentidas e silenciosas palavras foram ouvidas.
BJS
NANE

Lyra disse...

:-) obrigada!

BlueShell disse...

OK...já percebi. Obrigada, amigão...Obrigada. Beijo
Sempre
BlueShell

não uso tempos, nem agendas ou instrumentos outros que meçam pedaços do existir. é jeito meu. por isso passar de um ano para o outro é cousa...